MUITO MAIS DO QUE AS LINHAS QUE DELIMITAM O CAMPO

quinta-feira, 12 de maio de 2011

ENSINANDO JOGADORES INTELIGENTES



Depois de muito tempo (mas muito tempo mesmo!), consegui me organizar para voltar a escrever aqui. Após o fim do ano (e da faculdade também), uma série de mudanças ocorreu e uma nova caminhada começou. E foi por ela que acabei adquirindo o livro que comentarei agora.

Desde que comecei a trabalhar no futebol, percebi que os jogadores brasileiros, apesar da mágica que conseguem criar dentro de campo, são muito limitados nas questões táticas individuais e coletivas.

Crescemos com uma bola nos pés e pensamos o jogo apenas em função da bola, sem pensar em um aspecto muito importante que é a ocupação do espaço correto, tanto na parte ofensiva quanto na defensiva.

Há cerca de dois meses comecei a trabalhar como treinador e preparador físico nas equipes Sub-13, Sub-15 e Sub-18 de futebol feminino em São José dos Campos/SP, que são mantidas pela secretaria de esportes do município através do projeto “Atleta Cidadão”. Enxerguei aí a possibilidade de começar a formar atletas sem vícios de jogo e com uma visão mais global do que é o futebol.

O livro “Fundamentos Tácticos Individuales y Colectivos”, do professor Manuel Aguado é muito interessante neste aspecto por mostrar de forma clara através de ilustrações e comentários bem explicados as ações que um ou vários atletas devem realizar para que as engrenagens do jogo funcionem de maneira correta.

Além das explicações, o livro apresenta alguns exercícios que podem ser utilizados para que os atletas entendam seu papel dentro de campo, não apenas decorando o que deve ser feito, formando assim um atleta que trabalhará em função do esquema de jogo, equilibrando a equipe e desenvolvendo sua função individual de forma inteligente.

Um comentário:

Netinho Fefesp disse...

Muito Bacana , assim mostra que se o profissional tiver o habito de uma leitura, consegue evoluir seu conhecimento sobre seu proprio trabalho

sucesso attili