MUITO MAIS DO QUE AS LINHAS QUE DELIMITAM O CAMPO

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DUAS CULTURAS E UMA LIÇÃO - A arte marcial como filosofia e lição de vida




O livro “Caminhando com o Tigre – Transcendendo a Arte Marcial”, do professor universitário e mestre de Aikidô Marcelo Tadeu Fernandes Silva, relata suas três viagens ao país do sol nascente.

Como presente pela graduação no curso de educação Física, Marcelo ganhou de seus mestres de Aikidô aqui do Brasil a viagem para treinar com Massanao Ueno, respeitosamente conhecido como “Ueno Sensei”.

Com ele, Marcelo recebeu sua faixa preta e aprendeu o verdadeiro significado do Budô (caminho marcial), além de descobrir que o Takemussu Aikidô é muito mais que apenas uma luta, é um estilo de vida aplicado nas mais simples tarefas cotidianas.

A primeira viagem ocupa mais da metade do livro, com detalhes muito significativos sobre seu relacionamento com Ueno Sensei, seus companheiros de dojô, as experiências culturais e religiosas, e como isso determinou na paternalidade entre mestre e discípulo.

As viagens seguintes são descritas de forma mais rápida, porém não menos detalhadas e com situações importantes na vida do autor e de seu mestre, culminando com o falecimento de Ueno Sensei e o legado que deixou para o qual passou a ser mais que um aluno.

 A narrativa leve e cheia de histórias fascinantes vividas pelo autor faz com que o leitor passe muito tempo em companhia do livro, levando-o a imaginar todo cenário descrito de forma apaixonante e como foi o entrelaçamento de culturas tão opostas, unidas pela universalidade do carinho humano. 

Aponto apenas três pontos negativos no livro, mas que podem ser corrigidos em edições futuras como as notas de rodapé em todos os termos usados na língua japonesa (apenas alguns são explicados), a utilização de mais fotos e maior atenção dos editores em relação aos erros de digitação que aconteceram.

Apesar disso, “Caminhando com o Tigre” faz com que entendamos que o final de nossa jornada é resultado das escolhas que fazemos e de quem deixamos caminhar ao nosso lado.