MUITO MAIS DO QUE AS LINHAS QUE DELIMITAM O CAMPO

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ESPECIFICIDADE - E isso foi há 20 anos



O texto “Como Eles Treinam: Métodos de Condicionamento do Campeão Mundial de Boxe Evander Holyfield” (Sportscience News Sep-Oct 1997) escrito pelo Phd Frederick C. Hatfield demonstra o quanto ficamos estagnados em relação a preparação física, independente da modalidade.

Apesar da publicação deste artigo ter sido feita em 1997, ele remete a preparação do boxeador para sua luta contra James “Buster” Douglas, dia 25 de outubro de 1990 (vitória de Holyfield por nocaute a 1’10” do 3º round).

Chamado para coordenar a preparação física do atleta, Hatfield ficou preocupado com o nível de condicionamento de Holyfield em referência às demandas específicas do boxe. O atleta que até então vinha treinando como fora desde sempre - longas corridas para melhora do condicionamento aeróbio, trabalhos hipertróficos no treinamento de força e muito treino técnico de boxe – levou cerca de sete minutos para diminuir sua freqüência cardíaca de 180bpm para 120bpm após um circuito de três minutos que mimetizasse movimentos e o gasto energético de um round.

Lutadores de boxe precisam de componentes como agilidade, velocidade e muita força em movimentos explosivos, mas necessitam mais ainda de uma resistência anaeróbia lática extrema para sustentar esses movimentos explosivos com eficiência por vários rounds seguidos.

Hatfield desenvolveu um planejamento dividido em quatro blocos de três semanas cada, sempre criando uma base sólida para a semana subseqüente, implementando trabalhos pliométricos, trocando trabalhos de técnicas executadas de forma individual e passando a trabalhos globais que se aproximassem do que seria enfrentado dentro do ringue, além de extensivos exercícios para melhora do condicionamento anaeróbio do lutador.

O treino de força também foi modificado para que Holyfield não apenas ganhasse massa muscular, mas desenvolvesse sua força de forma otimizada para sua atividade. Para tanto, Hatfield convidou Lee Haney, diversas vezes campeão de fisiculturismo “Mr. Olympia” e seu ex-aluno, o qual elaborou um treino que trabalhasse força, potência e força rápida integradas.

Fugindo do empirismo que circunda grande números de modalidades, as quais seguem uma tradição de treinamentos ao invés de comprovações científicas, Hatfield aplicou o princípio da especificidade e a utilização de metodologias comprovadamente efetivas para preparar Holyfield naquele momento. O resultado obtido pelo atleta, não só pela vitória, mas pelo seu condicionamento, levou-o a manter a metodologia para a luta seguinte, mesmo não sendo mais acompanhado por Hatfield.

Para ler o texto original (em inglês) e visualizar as planilhas de treinamento, clique aqui.

Nenhum comentário: