MUITO MAIS DO QUE AS LINHAS QUE DELIMITAM O CAMPO

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SAI QUE É SUA!




Diferente do restante dos garotos brasileiros, comecei a gostar de futebol um pouco tarde. Minha verdadeira paixão era assistir o Chicago Bulls de Michael “Air” Jordan, Scott Pippen e John Paxson, o rei da cesta de três!

Porém, como não poderia deixar de ser, uma hora a bola branca e preta tomou o lugar daquela laranja e meus dias e noites resumiam-se a falar de futebol, jogar futebol e acompanhar tudo o que insinuasse futebol.

Como a habilidade com os pés nunca foi meu forte, seguindo os passos de meu avô materno e meu pai, resolvi tentar a vida como goleiro, descobrindo que ali, debaixo da meta é o local mais divertido para se estar no campo.

O tempo passou (sempre jogando no gol), até que em 2008 tive a oportunidade de ser preparador de goleiros da Portuguesa Santista nas categorias sub-15 e sub-17. Eu, no segundo ano de faculdade preparando cinco goleiros para a disputa do Campeonato Paulista em um clube tradicional não poderia fazer feio. Mas como eu poderia me embasar para montar os treinos?

Pesquisando na internet encontrei dois livros que foram muito úteis durante minha jornada na briosa. Um deles chama-se “1000 Ejercicios y Juegos para el Portero de Fútbol” de Bernhard Bruggmann.

Dividido em aquecimento, treinamento físico, coordenação, técnica, exercícios complexos de situação de jogo, testes e exercícios com outros tipos de bolas e materiais alternativos, o livro conta com ilustrações e fotos, além de pequenos textos explicativos para cada exercício.

Não se trata de um livro voltado para o treinamento de alto rendimento, mas é muito útil como consulta para diversificação de exercícios com goleiros de iniciação esportiva e futebol de base.

Outra coisa a ser levada em consideração é que o manual não fala sobre os aspectos fisiológicos do goleiro, que possui um treinador específico não só por se tratar de um atleta tecnicamente diferente dos demais, mas por necessitar de um condicionamento específico que não é gerado apenas com chutes ao gol.

Portanto, antes de sair correndo atrás do livro e usar os exercícios da maneira que bem entender, pesquise quais as capacidades predominantes nas ações do goleiro e veja quais são os melhores exercícios em cada fase da periodização e qual o volume e a intensidade dos estímulos.

Chutador de bola existem vários, mas preparadores físicos de goleiro são poucos. Qual é o SEU diferencial?

Nenhum comentário: