MUITO MAIS DO QUE AS LINHAS QUE DELIMITAM O CAMPO

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DEPOIS DA TEMPESTADE


Depois de alguns dias de feriado e não conseguir terminar de ler o próximo livro sobre o qual pretendo escrever aqui, volto para falar sobre um filme emocionante visto na última segunda-feira.

“Hurricane Season” (Temporada do Furacão), dirigido por Tim Story e estrelado por Forrest Whitaker, é baseado na história real do treinador de basquete colegial Al Collins e sua equipe, os Patriots do colégio secundário John Ehret, de Nova Orleans/Louisiana.

Em agosto de 2005 o furacão Katrina devastou o litoral sul dos Estados Unidos, tendo alagado 89% da cidade de Nova Orleans. Muitas pessoas morreram no desastre e as que não conseguiram sair da cidade tiveram que viver por uma semana dentro do “Superdome” - estádio do New Orleans Saints, time de futebol americano – em condições insalubres, até que o governo americano conseguisse transportar todos para regiões seguras.

Em meio a esse desastre, o treinador Al Collins decide continuar o trabalho para a temporada que se iniciaria em uma semana. Tendo em mãos apenas alguns dos seus jogadores, o treinador precisou selecionar outros jovens de diferentes escolas, reconstruir seu ginásio e, através da formação da equipe, dar um pouco de esperança a esses estudantes e à população de Nova Orleans após a catástrofe.

Mesmo com toda a facilidade que os americanos têm de transformar histórias reais em épicos, o valor da lição dada pelo treinador Collins é memorável. A demonstração de caráter e fidelidade com a sua palavra e seus valores parecem realmente terem sido definidos por roteiristas, pois o que este homem fez parece inimaginável.

Porém, isso mostra o poder que o esporte tem de mobilizar as pessoas. Pode ser um pequeno grupo ou uma nação, mas momentos de glória vividos por parentes, amigos ou simples conterrâneos, é o suficiente para servir de exemplo e ajudar a melhorar a auto-estima de um povo.

Como esportista e cinéfilo, gosto de filmes que tratem de qualquer modalidade, ainda mais quando trazem mensagens e lições que só podem ser dadas através do esporte, afinal de contas, o esporte não constrói o caráter, ele o revela.

Nenhum comentário: