MUITO MAIS DO QUE AS LINHAS QUE DELIMITAM O CAMPO

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

UMA NOVA MANEIRA DE ENCARAR A MUSCULAÇÃO



Caríssimos leitores, desculpem pela demora entre o último post e este que lêem agora, mas andei ocupado nos últimos dias, inclusive não conseguindo terminar de ler (ainda) o livro sobre o qual vou falar agora (mas só falta um capítulo...).

Apesar de não ser grande entusiasta das academias, sempre senti muita falta das aulas de musculação durante a faculdade, as quais estou presenciando neste último semestre. Além disso, alguns poucos livros sobre o tema que me dispus a ler, não me ajudaram da maneira que eu esperava.

Este ano, o meu professor da referida disciplina, Mario Charro, juntamente com outros três renomados profissionais da Educação Física e com grande experiência em treinamento de força (Jonato Prestes, Denis Foschini e Paulo Marchetti), lançaram o livro “Prescrição e Periodização do Treinamento de Força em Academias”.

Confesso que se não fosse uma publicação feita pelo Mario Charro, me contentaria com o conteúdo passado em classe por ele e pela professora Andrea Hernandes, adicionando um outro livro sobre preparação física esportiva à minha biblioteca.

Agora, falando sobre o tal, trata-se de uma obra muito interessante para estudantes e profissionais da área. São cinco capítulos que falam sobre os princípios do treinamento de força, sua prescrição, a metodologia de montagem dos programas, os tipos de periodização que podem ser utilizadas em academias ou atendimento personalizado (é o capítulo que me encontro agora), as novas evidências da suplementação alimentar relacionada ao treinamento de força e, ao final de cada capítulo, há uma extensa lista de artigos para referência.

O interessante é que, em cada capítulo, os autores separam uma parte em forma de entrevista com grandes especialistas do assunto tratado, enriquecendo o conteúdo e facilitando o entendimento do capítulo por funcionar como um resumo.

O reconhecimento dos autores no meio, além da leitura de fácil entendimento e com muita informação, fazem-me recomendar este livro para todos os envolvidos na nossa área, inclusive público consumidor do “produto final” (o treinamento em si), que passará a ter outra visão sobre seu rendimento na academia.

2 comentários:

Allan A. C. M. disse...

Estava na duvida se comprava ou não esse livro, ajudou muito.
Ótima iniciativa, parabéns.

MAX SANDER disse...

Me perguntaram sobre algum livro sobre treinamento de força e indiquei outro. Este parece ser muito bom. Vou indicá-lo também.

Um abraço velhão!!!