MUITO MAIS DO QUE AS LINHAS QUE DELIMITAM O CAMPO

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

TREINANDO FUTUROS CAMPEÕES



O livro sobre o qual vou falar hoje foi comprado e lido no mesmo dia, em menos de uma hora, e trata de um tema muito interessante que vem sendo mais discutido a cada dia.

Escrito pelo excelente pesquisador Matthew Rhea, o livro “Treinamento de Força para Crianças” contém informações bem legais sobre o tema, desmistificando que este tipo de treinamento pode atrapalhar o crescimento e desenvolvimento dos pequenos.

A publicação começa falando sobre os aspectos fisiológicos das crianças e adolescentes, tratando também da diferenciação dos sexos na relação maturação, produção hormonal e aumento de força.

O autor orienta as diretrizes do treinamento de força para este público baseadas nas recomendações da National Strenght and Conditioning Association – NSCA (Associação Nacional de Força e Condicionamento/EUA), American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria /EUA), American College of Sports Medicine (Colégio Americano de Medicina Esportiva/EUA) e American Orthopaedic Society for Sports Medicine (Sociedade Ortopédica Americana para Medicina do Esporte/EUA).

O livro contém também métodos de avaliação que determinam o nível de aptidão das crianças e adolescentes para o tipo de trabalho a ser realizado, além de servir como base para acompanhamento da evolução dos níveis de força dos mesmo.

O penúltimo capítulo trata da utilização do peso corporal como artifício para o aumento da força e mostra, através de fotos, os exercícios que devem ser empregados de acordo com o nível de condicionamento e da idade da criança. A maior parte dos exercícios pode ser feitos em quadras, parques ou qualquer outro espaço que você tenha para trabalhar com seus alunos. Apenas alguns exercícios necessitam de materiais como bola suíça, barra (pode-se utilizar brinquedos de parques em que a criança possa se pendurar), bastão de madeira e medicine Ball.

O capítulo final trata da montagem do programa, volume e freqüência dos exercícios, além de outras variáveis que devem ser levadas em consideração ao se trabalhar com crianças e adolescentes. O autor apresenta também alguns modelos de treinamento que podem ser empregados para os alunos.

É um livro pequeno, de fácil leitura e muito importante para os profissionais de Educação Física, seja para trabalhar dentro da escola como para os que trabalham em categorias de formação esportiva. O preço desta publicação é muito baixo em comparação ao nível das informações passadas e, como disse anteriormente, terminei a leitura em cerca de uma hora, então acredito que seja uma ótima aquisição para quem se interessa pela evolução física dos pequenos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rafa, parabéns pela sua iniciativa. Sempre é bom ter referências de leitura com alguém que gosta e entende do assuto.

Pode ter certeza que desses 500 visitantes, muitos foram influenciados com sua bela escrita. Quepor sinal está maravilhosa!! Se nada der certo, A Atribuna te espera rs

Parabéns mais uma vez!!
Um grande beijo!!!!!

Vivi